quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Algumas curiosidades sobre tubarões

* Os tubarões não dormem. Eles apenas nadam em ritmo menos acelerado para que seus batimentos cardíacos diminuam. Mesmo que dormissem, os tubarões não podem fechar os olhos, pois não possuem pálpebras.

* O único tubarão capaz de freqüentar a água doce é o Tubarão Cabeça-Chata. Essa espécie costuma se reproduzir em rios e já foi visto nas águas do Rio Amazonas. O Tubarão Cabeça-Chata pode ficar até um mês vivendo em água doce.

* A Selachofobia é o nome científico que descreve o medo extremo e constante aos tubarões. Os que sofrem desse mal não conseguem nadar tranqüilamente no mar, mesmo havendo redes de proteção contra tubarões. Algumas pessoas possuem tanto medo desse animal que também não conseguem nadar tranqüilamente em piscinas a centenas de quilômetros do mar.

* Alguns ativistas atribuem parte da culpa pela caça predatória dos Tubarões Brancos ao filme “Tubarão”, de 1975, do diretor Steven Spielberg. A partir dessa data, o animal foi alvo de preconceitos como “máquina de matar” ou “comedor de homens”, fazendo sua espécie quase entrar em extinção.

* O Tubarão Baleia é o maior peixe vivo conhecido, mas apesar do tamanho é inofensivo e se alimenta de plâncton e pequenos cardumes de peixes e lulas. O Tubarão Baleia chega a ter 20 metros de comprimento e a pesar 12 toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário